Precisando de dinheiro, mas não sabe se vale a pena refinanciar? Entenda as situações em que é vantajoso fazer o refinanciamento de um consignado que você já tem descontado do seu benefício.
PRECISANDO DE DINHEIRO EXTRA?
O refinanciamento do crédito consignado é uma modalidade que utiliza uma parcela que já desconta do seu benefício para liberar mais dinheiro. Essa operação faz com que o prazo seja renovado. O valor dessa operação quita o saldo devedor do contrato anterior e a diferença, que é o que chamamos de “troco”, fica disponível para você utilizar, da forma que preferir.
O refinanciamento vale a pena porque você não precisa incluir uma nova parcela no orçamento mensal.
NÃO TEM MARGEM CONSIGNÁVEL DISPONÍVEL?
Caso você já tenha atingido o limite da sua margem consignado, no caso do servidor público o limite de 35% do salário mensal, mais 5% para utilização no cartão de crédito consignado, é interessante pensar em fazer o refinanciamento.
Como você não precisa fazer uma nova parcela, você não depende da margem consignável para conseguir liberar um dinheiro extra.
QUITOU MAIS DE 10% DO CONTRATO
Para realizar o refinanciamento, é necessário ter quitado mais de 10% do contrato. Quanto maior o número de parcelas quitadas, mais dinheiro é liberado quando você faz o refinanciamento.
TAXA DE JUROS MAIS BAIXA
Além de aproveitar os diversos incentivos que o governo disponibilizou em 2020, como o IOF Zerado, é possível aproveitar a redução da taxa de juros do consignado. Se você tinha um contrato de consignado com uma taxa de 2% e fizer o refinanciamento, você conseguirá uma taxa de juros bem menor.
QUITE DÍVIDAS COM JUROS ALTOS
O consignado é a linha de crédito com a taxa de juros mais baixa do mercado, sendo muito vantajoso fazer o refinanciamento para quitar uma dívida como o cheque especial e o cartão de crédito.
Assim você pega um dinheiro extra e quita as dívidas à vista, conseguindo ainda um desconto dessas dívidas com juros altos.